Tecnologia é natureza
Existe algo que não seja natureza?
Essa pergunta é um ponto central do nosso trabalho educacional, partimos daí para relacionar tecnologia e natureza, é dessa forma que o pequenolab busca conectar ideias, propondo diálogos ativos entre as pessoas e o ambiente em que vivem através da divulgação científica e artística.
Percebemos a tecnologia como a transformação dos elementos da natureza pela mão de seres naturais, a ciência e a arte estão no coração desse processo, assim surgiu a palavra, a roda, a máquina, o mundo digital, a humanidade produz suas tecnologias através do tempo e essas tecnologias transformam os próprios seres e suas relações, neste compasso, o conhecimento vai sendo melhorado a cada geração.
Olhar para cima em uma noite estrelada é apreciar um filme mudo sobre a origem de tudo, a astronomia desvenda como nascem dos elementos químicos, os planetas, a formação de toda a estrutura viva. Nossos antepassados parecem ter buscado sua história no lugar certo, mas, foi a evolução das tecnologias e dos próprios povos que nos permitiu apreciar essa organização do mundo a nossa volta, desenvolvendo melhores formas de compreender e interagir com nossa realidade.
Um desafio para conectividade
Hoje, problemas globais nos atingem de diferentes formas e precisamos superar um modo de pensamento que nos mantém em um estado reducionista e simplificador, precisamos de uma educação para a natureza, para uma existência pacífica entre os seres.
“A teoria do homem que ainda hoje reina baseia se não só na separação, mas também na oposição, entre as noções de homem e animal, de cultura e de natureza.”
Edgar Morin
Ao ignorar que a humanidade faz parte do contexto natural, acredita-se que a natureza está em função do contexto humano, enquanto que reconhecer a participação humana na teia da vida nos provoca a encarar a nossa essência de frente, é dar lógica às disciplinas como ferramentas de desvendar a natureza, é integrar o conhecimento, é transdisciplinaridade. Partilhamos com todos um conhecimento repleto de significados, uma visão de mundo integrada com esse paradigma do futuro cheio de esperança em uma comunidade global interconectada, saudável e ecológica.
Uma conversa e uma prática na floresta
Fizemos um experimento entre arte, ciência e tecnologia a partir de um passeio pelo parque e pela floresta, onde fomos desvendando pelo caminho o que existe por trás das tecnologias comuns do nosso dia a dia. O projeto foi um convite da Escola de Artes Visuais do Parque Lage dentro das Jornadas de Outubro.
Somos um laboratório de criatividade, com um sonho enorme: estimular crianças dos 6 aos 106 anos a lidar com arte, tecnologia e meio ambiente de uma forma lúdica e educativa.
contato:
contato@pequenolab.com
(21) 98199-5183
Praça Olavo Bilac, 28, sala 1006,
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20041-010
Somos um laboratório de criatividade, com um sonho enorme: estimular crianças dos 6 aos 106 anos a lidar com arte, tecnologia e meio ambiente de uma forma lúdica e educativa.
contato:
contato@pequenolab.com
(21) 98199-5183
Praça Olavo Bilac, 28, sala 1006,
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20041-010
Inscreva-se na nossa Newsletter: